domingo, 22 de junho de 2008

O Grande Lucio Fulci

E chego agora ao post nº20!!
Hoje vou falar de um "grande" realizador, infelizmente, já falecido, e do qual vão passar, esta semana, na Cinemateca Portuguesa, 2 filmes.
Falamos de Lucio Fulci, "mestre" do cinema gore italiano, e realizador de cerca de 60 longas metragens, que começaram na comédia e acabaram no terror (em todos os sentidos do termo, de tão maus que são os seus últimos filmes).
A Cinemateca vai passar 2 "giallos" de Lucio Fulci. Basicamente, um "giallo" é um filme meio policial, com uns toques de cinema fantástico, e bastante sangue. Este "subgénero" foi criado pelos italianos e foi praticado por nomes como Dario Argento, ou Mario Bava.
Vai passar, na Quarta Feira, "Non se sevizia un paperino" e, na Sexta Feira, "Lucertola con la pelle di dona". Nunca vi nenhum destes filmes, mas dizem que são dos melhorzinhos do senhor.
Olho para Lucio Fulci com uma certa ternura e nostalgia, pois lembro-me bem de assistir a uma retrospectiva de alguns filmes seus no Fantasporto, há uns 10 anos atrás, quando ainda era no saudoso Auditório Carlos Alberto. As sessões acabavam por volta das 5 da manhã, e recordo-me que, numa noite, assisti a 3 filmes de Lucio Fulci de seguida.
Fica aqui uma imagem "antológica" de um dos seus filmes mais famosos, "Zombie 2", e que consiste num combate entre um zombie.......e um tubarão!!!!



3 comentários:

Maria Ostra disse...

Não me digas que o tubarão vira zombie?! Ele foi mordido, já não se safa da zombie dance, quer-me parecer. :P

Abssinto disse...

Epa falta-me ver este, vi quase todos do Dario Argento.


...zombie vs tubarão!:)

Ninguém disse...

Ah ah ah! Que coisa...mas o que gostei mesmo foi da musiquinha a acompanhar...tudo a ver! ;P