quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Propósito de Star Trek

Dizem que a nova versão Holywoodesca do Star Trek está bastante boa. Contudo, sempre que falam numa revisitação Cinematográfica dessa série, lembro-me sempre da enorme injustiça que prevalece até hoje, e que leva o comum dos mortais e, até, muitos e bons críticos, a esquecerem a melhor adaptação que já houve das aventuras do Captain Kirk e do Mr. Spock. Falo da clássica obra-prima turca de 1973, "Turist Omer Uzay Yolunda" que, mesmo nos dias de hoje, nos consegue fazer estarrecer com o seu fantástico argumento, e estonteantes efeitos especiais.
Felizmente que há o youtube, essa Cinemateca do Século XXI, e que nos faz reviver essas pérolas perdidas numa galáxia distante, longe das modernas naves das hiper produções americanas actuais.
Ficam aqui dois clips, que captam alguns momentos do filme. O primeiro apresenta um pouco os personagens, o segundo, que é bastante curto, mostra uma cena de luta plena de suspense, capaz de rivalizar com o melhor Hitchcock, misturado com o melhor Tarantino.




terça-feira, 26 de maio de 2009

As maravilhas dos parques da Disney

Os The Fall, liderados por Mark E Smith, são uma das minhas bandas preferidas. Devo ter uns 15 discos deles (ou seja, para aí metade da sua discografia de álbuns originais).
O mau feitio de Mark E Smith, e o seu humor sardónico, fazem esquecer, por vezes, que eles até têm um bom punhado de músicas pop cantaroláveis. Para além disso, a sua pronúncia indecifrável não nos faz perceber a maior parte das coisas que ele diz nas suas belas letras.
Vou meter uma canção da sua colheita pop-atmosférica, de seu nome "Disney's Dream Debased", tirada do álbum "The wonderful and frightening world of The Fall".
A letra fala de um dia passado num parque de animações da Disney, e de um acidente real que por lá ocorreu, e que envolveu a decapitação de um pobre visitante do Parque, por causa de um defeito numa montanha russa (ou algo do género). Aqui fica a letra, e a música:

The day the dream went right back to base
There was blood on the ground
Blood on the sand
Blood all around
Tracks of the ride of the bright murder hawk
The day the dream debased and went home
And the people did mill to those adrenaline rails
And everything stopped

The nurses climbed up
Our face paled
And there was no doubt at all
No two ways about it
Was the day Disney's dream debased

Saw a mouse, who flapped at my wife
And she told him what
And she told him what had gone down
Who then did not know the extent of the show
The people had died in the mouth of their ride

And Dopey and Mickey, Brer and Pluto
Secretly prayed
And there was no doubt at all
No two ways about it
Was the day Disney's dream debased

Dark glasses on Western Union
Man the gates
The dream, an innocent meets her fate
Far away from Appalachia and the city hate
The day X3

When there was no doubt at all
No maybe about it
It was the day the dream debased

I remembered it from
The back of my mind
The tune that I wrote
In fallen dreams
Anthem to
Creator of all that had stopped

So there was no doubt at all
No two ways about it
It was the day the dream debased

object width="425" height="344">

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Aniversário da Estátua do Cristo Rei-2

Contudo, nem tudo foi pacífico, e a procissão da imagem da Nossa Senhora foi bastante polémica, e atribulada. Muitos manifestantes manifestaram o seu descontentamento, e mostraram lenços brancos enquanto passava a imagem da Virgem.
Vários analistas dizem tratar-se de um sinal de descrédito nas religiões organizadas. O porta voz da Nossa Senhora desdramatizou a situação, e afirmou apenas que "se trata de uma coisa normal na vida de uma santa, no mundo da religião", e que "melhores tempos virão".
Fica aqui a imagem do descontentamento:
http://www.rr.pt/multimedia.aspx?FileId=522460&TypeId=3&pagina=1&search=Fátima#pesquisa

O Aniversário da Estátua do Cristo Rei-1

Celebrou-se, no passado Sábado, dia 17 de Maio, o 50º Aniversário da Estátua do Cristo Rei, em Almada http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo-Rei . A festa foi de arromba, e trouxeram, especialmente, do Santuário de Fátima, a imagem da Nossa Senhora. A dita imagem andou a ser passeada por várias ruas em Lisboa, antes de ter sido levada, de barco, no rio Tejo, até à outra margem. Eis um vídeo do embarque: http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/994915.html
Tira-se daqui a seguinte conclusão: a capacidade que Jesus Cristo tinha em andar sobre as águas não era hereditária, pelo menos, do lado da mãe.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conversa de Café, 2ª Feira de Manhã

- Então, como estás?
- Como estou, ainda perguntas? Depois da roubalheira que o meu clube levou no Sábado, isto é uma vergonha, só mafiosos, devíamos era varrer todo este cancro que anda para aí nos clubes, estes cancros de arbitragens, e de dirigentes desportivos...
- E foste votar ontem?
- Se eu fui votar ontem? Achas? Com este cancro que corrompe o Poder Local, o Poder Central, as Regiões Autónomas....isto está tudo minado, digo-te já, o cancro anda a alastrar desde Lisboa, até todas as aldeias, está tudo doente.
- E viste o programa de televisão que deu....
- Tás maluco? A comunicação social, desde os jornais, até à televisão, está tudo dizimado pelo cancro, doentes até à medula, tudo uns corruptos, desde o jornalista mais reles, até aos presidentes de todos os canais, ninguém se safa deste cancro maligno que se tornou a informação nesta pseudo democracia que....
- Olha, e mudando de assunto...como é que está a tua sogra?
- Bem.....infelizmente acabou por falecer o mês passado, vítima de uma doença prolongada....