quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O fenómeno tuga no estrangeiro

Os portugueses têm a mania de reinvindicar para si uma pequena fatia de todos os êxitos internacionais. Quando surgiu a notícia de que Barack Obama poderia arranjar um cão de ascendência portuguesa foi a loucura que se viu. Depois, há sempre um luso descendente que é cozinheiro ou limpa chaminés de alguma personalidade famosa.
E as referências portuguesas que têm visibilidade a nível internacional, tirando, obviamente, os futebolistas?
Como são poucas, fartamo-nos de falar da portuguesíssima Nelly Furtado.
Mas esquecemo-nos de outros nomes, curiosamente.
Quem é que conhece a Ana da Silva? Perguntarão: quem??
A Ana da Silva é portuguesa, e fez parte de uma banda de culto dos Anos 80, formada em Inglaterra, de seu nome Raincoats (Ana da Silva era vocalista,guitarrista e compositora). Lançaram, nessa altura, 3 álbuns de originais, antes de se separarem. Mas geraram um enorme culto em seu redor, que incluía, como fã....Kurt Cobain, dos Nirvana, que, aparentemente, as colocou numa Lista de 50 Bandas Favoritas. O próprio Kurt Cobain convenceu-as a reunirem-se de novo, nos anos 90, para fazerem mais um disco, e uma digressão.

Tudo isto para dizer que nunca vi nenhum disco destas senhoras à venda por cá. É pena, que são bem melhores que a Nelly Furtado (é claro que as músicas delas são um pouco estranhas, e podem assustar um bocado, ao princípio).


3 comentários:

Post-It disse...

Tens que ir para os States ensinar aquela malta toda, pá!
(E eu tenho que ir dormir)

Abssinto disse...

Grande sonoro! Também só comecei a ouvir falar deles por causa do advento "grunge", nomeadamente através do Cobain, como referiste. É um óptimo som, parece-me muito aquela linha da Factory.

Foram grandes tempos para a música.

abraço

Ela disse...

Olha tenho um amigo que tem uma tia que é babysitter dos filhos do Paul MacCartney!!!
Ah, e conheço uma senhora, que é vizinha de uns amigos que tem cães descendentes dos cães da Lady Di...