terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os meus vizinhos

Tenho um vizinho maluco. Durante o ano, sai, todos os dias, de manhã, bem cedo, munido de um chapéu verde (como usam os técnicos da EMEL), uma mochila e um apito. Depois, coloca-se ao pé de um semáforo, que é sempre o mesmo, 8 horas de seguida, a apitar, quando o semáforo está verde. Quando fica vermelho, começa a marchar, como se fosse um soldado. Gesticula muito, mas não se percebe bem o que diz. Evito olhá-lo de frente, e sinto-me constrangido, nem sem muito bem porquê, com os risos dos transeuntes, que já o conhecem.
Uma vez, ouvi-lhe uma conversa. Perguntaram-lhe:
- Então, estás outra vez por aqui?
Ao que o meu vizinho respondeu, resignado:
- Pois, é o serviço militar obrigatório. Mas a partir de amanhã, é cada um por si.
Contrariando esta afirmação, o bravo vizinho soldado tocador de apitos continuou a vir, estoicamente, todos os dias, para o pé do semáforo.
Agora, durante o Verão, o meu vizinho trocou o chapéu da EMEL por um panamá branco. Mas continua no mesmo posto de trabalho.
Anteontem, dirigiu-me a palavra, pela primeira vez:
- Quer tirar uma fotografia? (e mostrou-me uma máquina que tinha na mão).
Sem esperar pela resposta, continuou:
- Pois, mas não pode ser, que estou fora de serviço, estou de férias. Se quiser tirar fotografias, tem ali atrás uma máquina automática.
Ontem, voltei a encontrá-lo, no mesmo sítio, e fez-me a mesma pergunta.
Reparo que anda satisfeito, sorri muito e parece mais novo. E já não marcha, apenas saltita pelas pedras do passeio, alegremente. Parece-me que as férias lhe estão a fazer bem.

3 comentários:

Abssinto disse...

A realidade dá com cada coça na ficção!... Gostei do gajo à séria.

abraço

odradek disse...

O rapaz tem um ar simpático, e ficou assim de repente! Antigamente, apenas tinha um andar esquisito, parecia o Humpty Dumpty. Curiosamente, desde que escrevi este post, não o voltei a ver.

Ninguém disse...

Para a próxima tenho que ir "conhecer" essa criatura!
;)